quinta-feira, 3 de julho de 2014

Um Portfólio dentro de um Blogfólio

A atividade final do semestre da UPP de Promoção e Educação para a Saúde IV era escrever um Portfólio sobre as atividades que realizamos dentro e fora da sala de aula. Escolhi anexá-lo ao meu Blog para que a atividade fique devidamente registrada e compartilhada.

Eu já havia elaborado um texto relatando a experiência de aulas anteriores de Promoção IV. Hoje contarei o quanto as aulas modificaram a minha velha opinião formada sobre tudo e o quanto vou levar desse semestre para a vida!

As atividades para além da sala de aula proporcionadas pelo professor Damico foram: ir na ESEF (Escola de Educação Física da UFRGS) para participar de uma aula de Tai chi chuan (infelizmente eu não participei dessa atividade),visitar a Terreira do colega Bábà Dyba de Iyemonjà e o Parque Alim Pedro no IAPI.

Visitamos a Comunidade Terreira Ile Ase Iyemonjà Omi Olodo, a Terreira do Bábà (carinhosamente chamado pela turma), em maio, durante a 16º Mostra de Cultura Negra e Festa do Vovô Cipriano de Angola. Sou fascinada pela história, cultura e vivência de outras religiões e confesso que quando entro em lugares como igreja, centro espírita, terreira meu espírito se descola do corpo! Algo indescritível, mas integralmente sentido por mim! Enfim, algo difícil de explicar...
Conversamos sobre a ética e a estética negro-africana e o que mais me comoveu foi o relato de uma moça que falou sobre o cabelo dela, o quanto ela queria assumir o cabelo cacheado que ela tem, lindíssimo por sinal!, e o quanto a família dela insistia para que ela prendesse e alisasse o cabelo para entrar nos padrões vigentes da sociedade. 

Lá, podemos saborear a Cachupa, um prato típico de Cabo-Verde que nada mais é do que uma espécie de feijoada com milho, legumes, carne ou peixe. Não sou muito de provar comidas diferentes (minha mãe que o diga!), mas em se tratando de aula à noite, dia chuvoso, o dia inteiro passado fora de casa e a fome batendo à porta, a Cachupa foi uma das melhores feijoadas que eu já comi! Adoro milho, legumes, feijão e carne misturado! 
Obrigada Bábà, por receber a turma na tua casa e por nos ofertar uma refeição maravilhosa! 
Saí de lá contando fatos da minha infância e revigorada espiritualmente.

Referência: Bábà Diba de Iyemonjà. Disponível em:  <http://www.babadybadeyemonja.com/>. Acesso em 03/07/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário