quarta-feira, 2 de julho de 2014

Continuando a saga do Portfólio dentro do Blogfólio...

Agora é a vez de relatar minhas impressões sobre o Parque Alim Pedro no bairro IAPI aqui em Porto Alegre.

Primeiro "aquela velha opinião formada sobre tudo", eu conhecia o parque somente de vista e sempre achei estranho ele ser fechado, ou a parte que eu via é a fechada?! Não sei, mas por profunda ignorância do meu ser, realmente, eu não fazia ideia das práticas esportivas, da convivência e da história que o Parque Alim Pedro proporciona.

Minha nova opinião: S U R P R E E N D E N T E!

A turma de Promoção IV foi recebida pelo professor Hamilton Santos em junho, para uma conversa regada de histórias, vivências, experiências e muito conhecimento para passar adiante! Além claro, da presença e do relato de uma Agente Comunitária em Saúde que trabalha no Postão do IAPI e de um super café para esquentar e acordar o corpo e a mente em uma noite fria e chuvosa.  

  


O Parque Alim Pedro foi construído na década de 1940, foi projetado para ser um centro de lazer destinado aos mais variados esportes, tem uma área de 45 mil metros quadrados, e faz parte do projeto de criação da Vila do IAPI e possui campo de futebol, pista de caminhada, duas quadras poliesportivas, uma cancha de bocha, módulo administrativo, vestiários, sala multiuso e área verde arborizada, na qual tradicionalmente ocorre uma Festa Junina famosa no bairro.

Foto: Leo Guerreiro, Revista do Globo, reprodução

Foi muito interessante saber da história do Parque, das vivências do professor Hamilton e do trabalho desenvolvido pela Agente Comunitária junto ao Posto de Saúde do IAPI. Lá funcionam diversas atividades recreativas para todas as idades que vão desde escola de futebol para as crianças até grupo de danças para a melhor idade. A população do bairro frequenta o Parque e ele é ponto de encontro de festas e campeonatos de jogos.   

A vontade que me deu foi a de me mudar para o IAPI e usufruir de tudo que o bairro proporciona! Claro que, antes disso, é meu dever refletir profundamente e olhar em torno do lugar onde eu moro... Pois bem, a foto abaixo mostra a minha sobrinha brincando na praça aqui do lado de casa, o prédio onde eu moro é o marrom da esquerda. A foto data de 2011, a praça continua a mesma, tudo está no mesmo lugar, minha última ida (se não me falhe a memória) deve ter sido nessa época... 


Portanto, é realmente necessário a mudança de endereço ou a mudança de atitude? 
É, Rossana... A mudança de atitude, o reconhecimento do próprio território e o deixar a preguiça de lado é um bom início para se colocar em prática o conhecimento que nos foi passado adiante na aula sobre Promoção e Educação para a Saúde. 

Obrigada professor Damico pelas experiências ao longo do semestre! Sou muito grata pela vivências, aulas e conversas que tivemos! 

Referência: Prefeitura de Porto Alegre. Secretaria Municipal do Esporte. Disponível em:  <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sme/default.php?reg=1&p_secao=165>. Acesso em 03/07/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário