Faz tempo que não passo por aqui, que não escrevo e retorno agora por obrigação moral, psicológica e avaliativa. Sim, a avaliação dessa UPP é o Blogfólio, nada mais justo que voltar e retomar algo que não deveria ter parado, de escrever!
Esse semestre tivemos poucas aulas de Tutoria, em vista das emoções (já registradas aqui) do semestre passado, sinto falta daquelas aulas :'(
Não que essa Tutoria IV não fosse importante e foi, ou melhor, está sendo! Sinto somente pelo reduzido número de aulas que tivemos :(
Nela adentramos no Projeto Político do Curso de Saúde Coletiva e, a partir da leitura das Competências e Habilidades, nos foi proposto uma produção textual sobre o que já vimos no curso e o que achamos que deveria ser mudado no decorrer dos semestres.
Gostei muito dessa tarefa, tanto que posto ela aqui, porque me aproximou muito do Huander e da Shay (adoro eles!).
Produção textual sobre o Projeto Político Pedagógico do
Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS
Considerando
que estamos no quarto semestre do curso podemos dizer que não estamos 50% aptos
das competências e habilidades gerais e especificas descrita no projeto político pedagógico do curso.
Não
estamos ainda aptos a desenvolver ações de promoção, vigilância e educação em
saúde, como tomada de decisão e liderança, bem como não nos sentimos
apropriados a construir estratégias de coordenação e direção de ações,
serviços, sistemas e redes de saúde, os dois eixos do curso.
Sugerimos
então, que aja uma modificação de uma forma geral quanto à distribuição das
UPP’s ao longo do curso. Tais como: incluir a matéria de introdução a
epidemiologia (UPP de Análise de Situação de Saúde e Vigilância à Saúde I) e de
introdução a administração e gestão do SUS (UPP de Planejamento, Gestão e
Avaliação I) no primeiro semestre e dividir a UPP de Saúde, Sociedade e Humanidades
I, colocando a maior parte de carga horária no segundo semestre. Em nossa
opinião consideramos que desta forma agrega muita matéria subjetiva no primeiro
semestre, o que estimula a evasão acadêmica, visto que este é um curso novo e
desconhecido. Poderia então, ter nos dois primeiros semestres, conteúdos que
iniciem os conhecimentos que serão vivenciados ao longo do curso, conteúdos que
focalizassem bem o que será o curso e qual profissional será egresso.
Algo
que achamos importantíssimo e seria muito válido, são os princípios e
diretrizes do SUS já no primeiro semestre.
Visto
que o curso tem um cunho muito forte político, achamos que a UPP de Políticas e
Sistemas de Saúde, como um todo deveria ser mais extensa e não ir somente até o
quarto semestre.
Nos
Tópicos Integradores em Saúde Coletiva, temos notado muita desmotivação dos
alunos. Sugestionamos então novas formas de didáticas pedagógicas, não somente
leituras de textos e participações em fóruns com bases nestas leituras, mas uma
forma de aprendizagem longitudinal e transversal como é feito na maioria das
UPP’s até agora.
Sugerimos
que a UPP de Planejamento, Gestão e Avaliação II troque de lugar com a III pois
na III aprendemos conteúdos que seriam importantes se aprendidos antes para
usar nos trabalhos da II.
Também
deve ter mais cadeiras de gestão, planejamento e avaliação.
A
UPP de Saúde, Sociedade e Humanidades II ministrada pelos Profs. Campani e
Livi, deve ir mais para o final do curso pois é uma aula muito cansativa e
chata.
As
tutorias iniciais podem ser momentos de entendimento do que é o curso,
construídas entre professores e alunos,(como nessa tutoria! Hehehe) para mais
uma vez, evitar a evasão.
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